quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Meu último dia de vida

O sexto sentido é um sentimento que nos perturba a vida toda, é um intrometido que vive de palpitar sobre nossas decisões, e além disto o maior dos fofoqueiros, e é claro que foi ele que me avisou que hoje seria o meu último dia de vida...

Acordei cedo, e isto foi o primeiro sinal, eram 7:00hrs , eu sou do tipo que dorme tarde e acorda tarde, desde minha juventude acredito que a noite não foi feita nem para trabalhar e nem para dormir, a noite foi feita para os boemios, e acordei disposto, e isto é outro sinal, pois tenho por mania reclamar de indisposição mesmo quando estou bem. Luzia minha fiel secretária do lar estava chegando, e é claro que ela assustou de me ver em pé,e pela primeira vez em cinco anos que está comigo tomamos café da manha juntos, mas foi quando estava comendo as rosquinhas de chocolate que ela trouxe que percebi que hoje seria o último dia de minha vida, aquela sensação me chocou e eu fiz questão de guardar a embalagem do biscoito no bolso. Li os três jornais que assino, afinal queria saber bem o que houve de especial com o mundo no dia em que eu o deixei, as 9:30 fui até a casa do Thomas, devolver a coletania de Bossa Nova que estava comigo, falamos sobre as coisas da vida enquanto víamos o sol brincar com a água da piscina de sua casa, Thomas é um grande amigo desde minha infância, o destino nos distanciou por um tempo, mas nunca perdemos contato, e agora somos praticamente vizinhos, sai da casa dele já era meio dia, tinha combinado com Talita de irmos almoçar juntos, se hoje Thomas representou os meus amigos , Talita representou as poucas mulheres de minha vida, pois ela foi minha primeira namorada e agora depois de quase cinco décadas é uma grande amiga. A peguei em seu atelier e fomos para o Mama Mia, é claro que logo hoje eu tinha que comer pasta e tomar uma taça de tinto, ela queria falar sobre um projeto de exposição combinando seus quadros com meus poemas, eu passei a falar do passado, não sei por que, ou melhor agora sei por que, falar do futuro não me interessava mais...
Ao nos despedirmos dei um grande abraço nela, daqueles que dispensa palavras para dizer o quanto está agradecido de alguma coisa, e invez do casual ´selinho´ dei- lhe um demorado beijo, ela estranhou esta atitude, e eu também, bom, inventei uma desculpa qualquer e parti, fui buscar meu neto na escola, ha... caro(a) amigo(a) se queres saber o verdadeiro significado do amor, veja a relação entre netos e avós, fomos no shopping jogamos game, e fizemos aqueles gestos feios com os dedos dos manequins, deixei ele no escritório de meu filho que estava como sempre muito atarefado, mas como sempre tira dez minutos para dar atenção a seu velho pai, conversamos um pouco ele me ofereceu um livro para levar, mas não sei por que, ou melhor agora sei por que não aceitei... ao nos despedirmos demos um grande abraço e falamos o quanto nos amamos, nem ele e nem eu estranhamos nada, pois temos desde sua infância este lindo costume.
A casa de minha filha fica a uma quadra do escritório de meu filho e resolvi dar uma passada lá, isto ela estranhou, não costumo ir lá as sextas, e ainda mais sem avisar, ela estava fazendo não sei o que para o aniversário de meu genro no sábado, bom, morrer na sexta sempre foi um pedido meu a Deus, no sábado os velórios costumam encher e eu quero o máximo de pessoas no meu, a final , será minha última expressão de egocentrismo, sem falar que amanha irei estragar o aniversário de meu genro, não tenho nada contra ele, é um excelente rapaz, mas não me conformo com esta coisa de criarmos um menina tão linda e frágil para de-repente vim um marmanjo destes e... deixa pra lá...
Ao despedirmos como de costume nos abraçamos e trocamos palavras de amor, ela não percebeu nada, até que meu olho esquerdo deixou escorrer uma solitária lágrima, inventei uma desculpa e fui para carro, não o liguei, passei um bom tempo ali, sentado pensando na vida, e me veio a ideia de se eu morresse hoje será que seria digno de entrar para o reino dos céus??? bom fiz um destes exames de reflexão e não cheguei em nenhuma conclusão precisa. Então lembrei do biscoito de chocolate que tinha comido pela manhã, peguei a embalagem de meu bolso e rê li... ´ Viva hoje como se fosse o último dia de sua vida...´ , amassei aquela embalagem e pensei, - ´maldito biscoito, nem me conhece e fica dando palpites no que devo fazer´. Peguei o celular e liguei para Tomas...
- Alô Thomas põe meu nome no carteado de hoje a noite
escutei uma debochada rizada do outro lado, pois eu havia contado meu plano para ele, afinal amigos são amigos.
- Desistiu de morrer seu velho safado??? seu nome já esta desde manhã, venha mais cedo, vamos tomar aquele vinho que você gosta, a final hoje é seu velório hahaha....
Dei uma respirada, daquelas de quando a gente parece que ressuscita, liguei o carro e sai, sai tão distraído com minha nova vida que nem vi o sinal vermelho...

Nenhum comentário: