terça-feira, 4 de novembro de 2008

O engraxate



- Vai uma engraxada ai vovô ?
Era assim que começava minha relação com Pêri, Pêri era um garoto negrinho, que fazia ponto de engraxate em frente a farmácia e ao lado da banca na esquina do prédio, mas não era na banca do Luis que eu encontrava as notícias do bairro, eram com Pêri, e a piscada que dava no final do convite para engraxar era o sinal de que vinha um furo de reportagem a vista...E eu mau sentava e ele já começava
- Vovô esta vai lhe custar o dobro da engraxada, sabe a aninha filha de seu Pedro da padaria? - Sei Pêri, sei que ela está gravida, e isto não é novidade
- É vôvo, mas o que vou lhe contar agora vai te deixar de queixo caído.E com um ar de quem tinha conhecimento de causa soltou a falar
Ontem, na feira aqui na rua, eu estava atrás da banca da Mitiko, pronto pra dar o golpe da maça quando avistei dona Lurdes chegando, bom,sabe vôvo eu to devendo uns 20 paus lá na padaria, e dona Lurdes não tem educação nenhuma em me cobrar em público, ai eu me escondi de baixo da bancada e acabei escutando toda a conversa delas, ela disse que não aguentava mais esconder de seu Pedro quem era o verdadeiro pai da criança que aninha está esperando, disse que já tinha até falado com o rapaz e que se ele não fosse até sábado lá na padaria para conversar, ela mesma iria contar tudo...
- Menino, mas que rolo dos deuses, vai desenbucha logo e me conta quem é o pai da criança?
- Há vovô, ter o conhecimento adiantado antes do fato vai lhe custar mais que a engraxada...
Aquele menino, tinha uma destreza danada para ganhar grana e eu de certa forma o incentivava a isto, e naquela ocasião para um velho aposentado tempo valia mais que dinheiro...
- Ta bom menino, quanto é que deves na padaria mesmo?

Nenhum comentário: